Estudantes do Colégio Estadual Zenóbio da Costa Conquistam Medalhas de Bronze na Olimpíada Internacional de Matemática

Estudantes do Colégio Estadual Zenóbio da Costa Conquistam Medalhas de Bronze na Olimpíada Internacional de Matemática

Os alunos se dividiram entre os compromissos com a organização da Olimpíada Internacional, estudar para a avaliação e conhecer os principais pontos turísticos de Nova Iorque Fonte: Divulgação / Seeduc-RJ

Início da jornada

Em uma jornada repleta de conhecimento e desafios, quatro alunos do Colégio Estadual Marechal Zenóbio da Costa, em Nilópolis, embarcaram para Nova Iorque, nos Estados Unidos, para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática. A participação nessa competição global é resultado do trabalho contínuo do projeto Sala de Aula Invertida, que desde 2018 adota uma abordagem de aprendizagem baseada em desafios. Essa metodologia inovadora tem elevado o desempenho dos alunos, não apenas em provas nacionais, mas também em cenários internacionais.

Eduardo Barcellos, Gabriela Tavares, Gabriel Miranda, Luísa Costa, Yasmin Caldas e Rafael Lopes, estudantes do Colégio no bairro de Olinda, em Nilópolis, destacaram-se entre competidores de 25 países, conquistando um feito extraordinário. O retorno ao Brasil, ocorrido em 15 de julho de 2023, trouxeram experiências enriquecedoras que foram partilhadas com entusiasmo junto às suas famílias e colegas da rede estadual de ensino.

Premiações

A saga dos estudantes chega ao fim de forma emocionante. O time brasileiro acaba de voltar para casa trazendo consigo três medalhas de bronze. A determinação e esforço dos estudantes foram fundamentais para colocar o Brasil novamente no pódio da competição.

Depoimentos

Gabriela Tavares, uma das alunas que é do 1ª série do Ensino Médio, disse:

"É inovador. Eu nunca imaginei que estaria na Olimpíada Internacional de Matemática. As expectativas são as melhores e muito altas. Queremos trazer o ouro para o Brasil", disse ela, que sonha em ser engenheira civil."

Fica a Dica

A viagem aos Estados Unidos foi uma oportunidade não apenas de competir, mas de participar de treinamentos, passeios culturais e turísticos, enriquecendo ainda mais a experiência desses jovens talentosos. Essa é mais uma história que pode inspirar vários estudantes a explorarem seu potencial, essa e muitas outras oportunidades não estão longe. Com dedicação e apoio dos professores, você também pode ser o próximo a estar no histórias inspiradoras!